Crianças, cheias de esperança, felicidade, sempre acreditam num mundo melhor. O mundo é uma grande brincadeira. E tem brincadeira melhor que dentro de um fusca? Mesmo que seja de brinquedo.
Cresçam, mas mantenham dentro de si a criança feliz que acredita na felicidade!
Para quem tem motocicleta e é estradeiro sabe como é bom viajar, pegar sua moto e sentir o vento no rosto, a liberdade da estrada. E quando você pensa em moto para viajar o que vem logo a cabeça? Uma bela Harley-Davidson? Uma Honda Shadow? Uma superesportiva?
Não precisa tanto, bem menos. Que tal uma mobilete? Isso mesmo, mobilete. Imagine passar 11 horas viajando e escutando aquele característico barulho do motor 2 tempos.
Então conheçam um grupo de loucos... digo, amigos que vão aos encontros e viajam sobre suas magrelas (literalmente). Eles são o Tongnhas Mob Club (leiam tonguinhas).
Por onde passam é impossível ficar indiferente, todos viram a cabeça para ver o grupo de amigos, com cara de mau e muita atitude. "Quem nos conhece sabe que o negócio é sério"
A falta de dinheiro não impede de viverem a vida no melhor estilo "Easy Rider", não precisa ter um "motão" para ser feliz, as mobiletes do grupo foram compradas por valores bem baixos, na média uns R$500, e a customização em grande parte é feita por eles mesmo. Se o problema for falta de dinheiro para "encher" o tanque com os 2 litros de gasolina necessário a amizade sempre fala mais alto e na hora é feita a vaquinha para arrecadar a grana. Se o problema são peças, sem problema, emprestam, trocam, tudo na amizade. E o que baliza o grupo, além da vontade de rodar é a amizade, pois é muito fácil pegar uma moto forte, grande e sair por aí dizendo ser estradeiro, mas na hora do aperto é que se conhece os de verdade.
A origem do nome do grupo remete a infância, Tongnhas (tonguinhas) é uma maneira diferente de escrever Tonka, aquele tipico tricíclo de criança, também conhecido como velotrol, ou velocípede nas bandas do nordeste. E também a grafia ajuda a economizar na hora de bordar os coletes do grupo, retirando as letras "u" e "i" reduz o valor do bordado.
Em 7 anos do grupo muita amizade e companheirismo e para comemorar nada melhor que ir a um encontro de outro grupo para fazer a própria festa. Mas são sempre muito bem vindos aos encontros de outros grupos. "É só embicar lá e tudo certo"
Apesar de toda a disposição da turma para pegar a estrada, as vezes eles tem problema com as fiscalizações na estrada, pois pelo CTB (cód. de trânsito brasileiro) os ciclomotores (as mobiletes) não podem trafegar por rodovias, e infelizmente eles já tiveram algumas motos apreendidas e a grana que já era pouca teve de pagar os dias apreensão no patio. Mas nunca desistem, pois a amizade e a vontade de rodar é mair que qualquer barreira.
Então se um dia estiver em São Paulo e ver aquela nuvem branca de fumaça e um monte de mobiletes estilosas não se admire, eles são os TONGNHAS MOB CLUB.
Virou fã? Quer conhecer a turma? Click no link para ir ao Facebook do grupo - Tongnhas Mob Club
Agora imagens para você entender o que escrevo...
Fotos: Jorge Lepesteur (Revista Trip)
...e um vídeo-clip em que participaram. Muito bom!
Apesar da cara de mau os caras são muito gente boa e para conhecer é só procurá-los pelo Face.
Já dizia um integrante do Abutres: "Não é a moto que faz o motoqueiro."