segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Rat - Conhecendo a cultura (Por Rabugento) Parte 2 - Mecânica

Boa amigos, dando sequência as postagens em que destrincho um pouco sobre o mundo e a filosofia Rat, hoje continuo com mais um assunto importante, a mecânica.

Mecânica

Rat de verdade, rat que se prese, tem, antes de tudo, que possuir uma boa mecânica. Principalmente por um dos princípios da filosofia rat ser o contraponto entre a aparência desleixada e o interior e mecânica em perfeito estado.

Vem a pergunta: "...qual a motorização devo usar?"

Não existe uma motorização certa ou errada para um rat, existe a que você acha certa, seja 1300 cm³ ou até um 2300 cm³, ou ainda um 1200 cm³ (porque não?), o importante é que seu rat lhe leve e lhe traga dos eventos, "rolês" e viagens com segurança e principalmente confiança. Eu tenho plena confiança em rodar com o Rabugento, se hoje eu decidir fazer uma longa viagem com ele, sei que ele vai e volta sem problemas, mesmo sendo um 1300.

O que a mecânica (extremamente simples) dos nossos rats demandam, são cuidados normais, como trocas de óleo no prazo correto e se utilizando de um lubrificante de boa qualidade. Fazer as regulagens de válvulas, utilizar combustível de qualidade, se possível for, aditivado. E vale salientar é poder contar com profissionais e estabelecimentos de confiança, tanto na venda de peças quanto na execução de serviços.

Rabugento passando por manutenção - Troca das vedações (que estavam gastas) do radiador de óleo

Mas esta questão, de bons mecânicos e boas oficinas, está cada vez mais raro. Por isso que é extremamente necessário que o dono de um rat e deveria ser assim com qualquer carro, aprenda a fazer a manutenção, seja ela preventiva (periódica) ou corretiva, para não depender de mecânicos de qualidade e integridade duvidosa, pois quando comprei o Rabugento sofri na mão de mecânicos que faziam paliativos e diziam ter resolvido o problema, para que dali a uns dias eu ter de voltar e pagar novamente por outro serviço.

Hoje sei fazer muitas coisas, o que não falta na internet são sites e blogs que ensinam como fazer a manutenção de seu carro. Há ainda um cara que recomendo totalmente, principalmente para quem está começando, pois os vídeos sobre a manutenção do fusca que ele produz são muito bem detalhados, muita coisa que hoje sei foi graças aos vídeos do amigo Marcelo Tonella (segue abaixo o link do canal dele no youtube)


Aí outra pergunta pode surgir: "...mas eu não tenho ferramentas, e aí?"

Normal, nem eu tinha quando comprei o Rabugento...

Minhas duas maletas de ferramentas

...as maletas acima e outras ferramentas que possuo custaram algumas centenas de reais, mas claro que não comprei tudo de um dia pro outro. Me coloquei uma meta de sempre que sobra-se uma grana compraria alguma ferramenta, inicialmente comprei as ferramentas essenciais para pequenas manutenções no Rabugento, como chaves de boca/estriadas diversas (principalmente 10 e 13 mm), kits com chaves de fenda (-) e philips (+), e aos poucos fui montando meu kit.

O mais importante é saber fazer o serviço, pois numa emergência você conseguirá identificar a origem do problema e resolver.

Use produtos de boa qualidade - não é a toa que são um pouco mais caros


Semana passada realizei uma série de trocas e regulagens no Rabugento, pois já chegava o momento de trocar e regular. Vale muito a pena investir em produtos de qualidade para nossos rats e fuscas em geral. Troquei velas, cabos de vela, vedações das tampas de válvula, tudo que comprei são de marcas consagradas no mercado automotivo. Nos cabos de vela paguei R$35,00 (Bosch premium) e nas velas R$45,00 da marca NGK. Eu poderia ter pago por ítens mais em conta, na mesma loja tinham cabos por R$ 15,00 e velas por pouco mais de R$30,00, mas sei que estou usando bons produtos no meu rat.

Certa vez levei o Rabugento para trocar um relê do alternador, o Bosch original custava quase R$100,00 e o similar apenas R$25,00, comprei o mais barato. Resultado? Dois meses depois estava de volta na oficina para colocar um Bosch, pois o similar tinha queimado. Moral da história, perdi tempo e dinheiro e o Bosch já roda dentro do alternador a muito tempo e sem dar nenhum sinal de cansaço.

A mecânica de seu rat é um dos pontos que deve receber mais atenção, pois se tudo funcionar bem você vai e volta, e principalmente cala a boca dos que condenam o estilo e a filosofia rat. Se você gosta do estilo obrigado, e se tem um Rat, zele pela nossa filosofia e nossa maneira de curtir nossos vw's. Pois para criticar temos muitos. Sejam o contraponto das críticas, façam por onde sermos cada dia mais admirados.

 Motor do Rabugento

Amigos agradeço a atenção a minha postagem, espero sinceramente ter esclarecidos mais algumas dúvidas sobre o estilo e a filosofia Rat, em breve continuarei a fazer postagens sobre a filosofia. 

Caso surjam dúvidas se sintam a vontade para fazer perguntas na área dos comentários, terei prazer em responder e se eu não souber sobre sua dúvida irei atrás de respostas. Se quiser criticar ou apontar erros também fiquem a vontade, pois sei o que sei hoje sobre o estilo questionando.

Rat na veia turma! 

Rabugento

4 comentários:

igor disse...

Cada dia mais empolgado com o estilo!

Anderson disse...

Valeu meu irmão!

Pérlhio Duarte Dantas disse...

Parabéns pelo enpenho no rabugento!

Anderson disse...

Valeu Perlhinho!